Fundado em 12 de setembro de 1934, o Simerj – Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro – evoluiu junto com alguns dos principais avanços tecnológicos inventados pelo homem para a vida cotidiana. Criado inicialmente para atender Comerciantes e Instaladores de Material Elétrico do Distrito Federal – à época, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil – a entidade obteve sua carta sindical em 30 de janeiro de 1941 e, de lá para cá, foi incorporando outras vertentes.
Com a mudança da capital federal para Brasília, tornou-se “Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico do Estado da Guanabara”. Posteriormente, com a fusão entre o Estado do Rio de Janeiro e o Estado da Guanabara, passou a denominar-se “Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro”.
Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro
Em 2007, quando passou a se chamar Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro.
Em 2011, passou a se denominar-se Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro. Atualmente, o sindicato possui cerca de 3.500 afiliados.
São prerrogativas do sindicato:
– Representar, perante as autoridades administrativas e judiciais, os interesses gerais da categoria econômica ou os interesses individuais relativos à atividade exercida;
– Colaborar com o Estado, com os órgãos técnicos e consultivos no estudo e soluções dos problemas que se relacionem com a respectiva categoria econômica.